Comidas para proteger o seu coração de doenças cardiovasculares

coração comida

Há provas de que alguns alimentos podem proteger o nosso coração, quer pelo seu efeito no colesterol, triglicéridos ou por outros meios. A forma como você prepara todos esses alimentos naturais tem um enorme efeito em sua saúde. É melhor fervê-los, fervê-los ou grelhá-los.

coração comida

Peixe oleoso

Por exemplo: arenque, salmão, sardinha e sarda.
Coma 1-2 porções por semana. São boas fontes de gorduras ómega-3. Para ideias sobre como cozinhar com peixe oleoso, visite o nosso descobridor de receitas.

Frutas e verduras

As provas mostram que a ingestão de frutas e produtos hortícolas diminui o risco de DCV. Eles são baixos em gordura saturada (muitos não contêm gordura de todo), alta em fibra e baixo em calorias para ajudá-lo a controlar o peso. Além disso, os seus fitoquímicos (substâncias vegetais naturais), vitaminas, minerais e antioxidantes ajudam a manter a boa saúde.

Sementes e castanhas

Por exemplo: nozes, amêndoas e cajus.
Estudos mostram que comer nozes mais regularmente pode baixar o colesterol, bem como o risco global de DCV. Isto deve-se, em parte, ao facto de as porcas, bem como as gorduras insaturadas, conterem esteróis e estanóis vegetais e possuírem uma elevada percentagem de fibras. Opte por nozes sem sal.

Fibra solúvel

Por exemplo: ervilhas, feijões, lentilhas, brócolos, maçãs, bagas, ameixas e batata-doce.
As entranhas inteiras também contêm boas quantidades de fibras solúveis. Isto ajuda a regular o colesterol.

Aveia e cevada

Eles são ricos em um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucano, que forma um gel que liga o colesterol no organismo, impedindo-o de ser absorvido na corrente sanguínea.

Alimentos funcionais que reduzem o colesterol

Muitos produtos de marca afirmam ter benefícios para a saúde, e alguns são cientificamente comprovados para trabalhar.

Os probióticos, por exemplo, promovem o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, enquanto a adição de esteróis e estanóis vegetais em quantidades maiores do que as encontradas nos alimentos naturais pode ajudar a reduzir o colesterol.

De acordo com a pesquisa, consumir 1,5 a 2,4 g de esteróis/estanóis vegetais todos os dias pode baixar os níveis de colesterol em duas a três semanas. Para funcionar bem, eles precisam ser comidos regularmente à hora da refeição.

Os ensaios clínicos também mostraram que os esteróis e estanóis em alimentos enriquecidos são eficazes na redução dos níveis de colesterol, e são seguros de serem utilizados juntamente com medicamentos, tais como estatinas ou fibratos. No entanto, apesar de os esteróis e estanóis vegetais provarem baixar o colesterol, não há dados que digam que reduzem ou previnem doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Alguns alimentos fortificados podem não ser adequados para grávidas e lactantes, ou para crianças menores de cinco anos.

Consulte o seu médico antes de utilizar estes produtos, especialmente se estiver a tomar medicamentos para ajudar a baixar o seu colesterol.

Se o seu medicamento em particular funcionar da mesma forma inibindo a absorção do colesterol, pode não haver benefício adicional. Mas, se a sua medicação atua nas células hepáticas para reduzir a produção de colesterol, os alimentos que contêm esteróis ou etanóis podem ajudar. Fale com o seu médico.