Quando a dor na perna ocorre após a atividade física extenuante, você pode simplesmente aplicar compressas frias. Isso ajudará a reduzir a dor, entorpecendo a área afetada e controlar o inchaço e inflamação.
Para isso, enrole alguns cubos de gelo (ou um saco de ervilhas congeladas em uma toalha fina. Aplicar esta embalagem na área afectada durante 10 a 15 minutos, mantendo as pernas elevadas.Pode repetir o procedimento algumas vezes ao dia.
Nota: não aplique gelo directamente na pele, pois pode causar queimaduras de gelo.
Massagem
A massagem promove uma recuperação mais rápida de danos musculares que causam dor nas pernas.
Num estudo de 2012 publicado no Science Translational Medicine journal, os investigadores concluíram que 10 minutos de massagem atenuam a sinalização inflamatória após lesão muscular induzida pelo exercício.
Além disso, a massagem melhora a circulação sanguínea e ajuda a aliviar o stress e ansiedade.
Esfregue um pouco de azeite quente, coco ou mostarda na área afectada.
Usando pinceladas suaves e firmes, massaje suas pernas por cerca de 10 minutos.
Faça isso 2 ou 3 vezes por dia, conforme necessário. Você também pode usar um dispositivo de auto-massagem ou aplicar pressão aos músculos doridos usando uma bola de tênis.
Consuma mais açafrão
Outro remédio caseiro eficaz para a dor nas pernas é a açafrão, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O composto curcumina na Curcuma inibe um número de moléculas diferentes que desempenham um papel na inflamação e na dor.
Misturar 1 colher de chá de pó de açafrão com óleo de sésamo quente suficiente para fazer uma pasta. Aplique-o na área afectada e esfregue suavemente. Espere 30 minutos antes de enxaguá-lo com água quente. Faça isso duas vezes por dia, conforme necessário.
Além disso, beba um copo de leite de açafrão quente uma ou duas vezes por dia.
Outra opção é tomar a raiz como um suplemento dietético, mas apenas sob a orientação do seu médico.
Vinagre de maçã
Vinagre de sidra de maçã também pode ajudar a reduzir a dor na(s) perna (s). É particularmente benéfico para a artrite e dor de gota. Seu efeito alcalinizante ajuda a dissolver cristais de ácido úrico no sangue.
Além disso, ajuda a remover a acumulação de toxinas nas articulações e nos tecidos conjuntivos. Além disso, fornece potássio, cálcio e outros minerais essenciais necessários para aliviar a dor e inflamação.
Adicionar 1 a 2 xícaras de vinagre de maçã crua e não filtrada a uma banheira de água quente. Molhe a perna afectada na água durante 30 minutos, uma vez por dia durante alguns dias.
Além disso, misture 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã crua e não filtrada num copo de água quente, adicione um pouco de mel cru e beba-o duas vezes por dia.
Molho de sal Epson
O sal de Epsom contém magnésio, um electrólito importante que ajuda a regular os sinais nervosos no corpo. Funciona mesmo como um relaxante muscular natural e ajuda a reduzir a dor, inflamação e inchaço.
Adicionar ½ xícara de sal de Epsom a um banho quente e mexê-lo bem.
Molha as pernas nesta água durante 15 minutos.
Repetir 2 ou 3 vezes por semana.
Além disso, comer mais alimentos ricos em magnésio, tais como bananas, sementes de abóbora, tofu, leite de soja , nozes, melaço, grãos inteiros e verduras folhosas. Pode também tomar suplementos, mas apenas após consulta ao seu médico.
Suco de cereja
Se a actividade física extenuante for a causa da dor nas pernas ou da dor muscular, beba sumo de cereja. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das cerejas ácidas ajudam a prevenir e tratar as lesões e dores do tecido mole.
Em um estudo de 2012 publicado no Medicine and Sports Science journal, pesquisadores concluíram que o suco de cereja é uma maneira mais segura de tratar a dor muscular e a inflamação em comparação com os analgésicos.