Doença celíaca – O que é? Lista de sintomas

Glúten é uma proteína encontrada em trigo, cevada e centeio. Em algumas pessoas expostas ao glúten na sua dieta, uma enzima chamada transglutaminase tecidular muda o glúten para um produto químico que causa uma resposta imunitária, levando à inflamação do revestimento do intestino delgado. Quando isso acontece, as vilosidades naturais do intestino são apagadas e destruídas, impedindo a absorção normal de nutrientes da dieta.

Parece haver uma predisposição genética para o desenvolvimento de doença celíaca, no entanto, nem todas as pessoas com uma história familiar de doença celíaca desenvolver a condição. Pode haver outra razão, mas descobriu-se por que a resposta auto-imune ocorre.

Além da história familiar, a doença celíaca parece ser mais comum em pessoas com diabetes tipo 1, colite microscópica, síndrome de Sjögren e doença autoimune da tiróide. Entretanto, não se pode dizer que por conta disso que glúten faz mal.

Sintomas da doença celíaca

Diarreia e perda de peso por causa de má absorção são os sintomas clássicos da doença celíaca, mas eles ocorrem em menos de metade das pessoas com a doença. Os sintomas variam muito na apresentação e intensidade. Muitas vezes, os sintomas não estão relacionados com a função intestinal, mas, em vez disso, devido às consequências da crônica, má absorção de vitaminas e minerais, por exemplo, pessoas que se queixam de fraqueza, fadiga, dor nas articulações, e são de anemia (baixa contagem de glóbulos), porque eles não podem absorver o ferro na dieta.

Outros sintomas da doença celíaca podem incluir::

  • Dor
  • Fadiga e fraqueza
  • Dores na articulação
  • Dormência e formigueiro (parestesia) das mãos e pés
  • Osteoporose devido à diminuição da absorção de cálcio e vitamina D
  • Prurido

Os bebês e as crianças podem ter sintomas ainda menos específicos, incluindo diarréia, prisão de ventre, perda de peso, falha no desenvolvimento, e atrasos no desenvolvimento.

Referências