A menopausa é a data que marca a última menstruação, portanto, ocorre entre 48 a 51 anos de idade. Acontece por uma razão muito especifica e trata-se da interrupção da produção dos hormônios por parte dos ovários.
É período de transição em que a mulher passará da fase reprodutiva para a pós-menopausa. Vai existir uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares e depois acabem por completo.
Aprender a forma como afeta o corpo e o combate é extremamente interessante, pois amplia os horizontes. Desse modo, é o momento mais acertado de mostrar como tudo pode vir a acontecer e os próximos tópicos auxilia nisso.
Como a Menopausa pode afetar uma mulher?
Os sintomas da menopausa podem vir de várias formas, ou seja, fisicamente e até mesmo psicologicamente. Afim de permitir um melhor entendimento, confira a seguir uma lista com as principais queixas que as mulheres têm, veja:
- Aumento acentuado da porosidade dos ossos;
- Secura vaginal, portanto, leva a dor na relação sexual;
- Diminuição elevada da elasticidade da pele;
- Diminuição do tamanho dos seios e também perda de firmeza;
- Dores constantes na cabeça;
- Ganho de peso e uma desaceleração do metabolismo;
- Mudanças de humor, assim sendo, com diversos períodos: irritabilidade, ansiedade, baixa-estima e depressão;
- Cabelos mais finos e quedas de cabelo;
- Problemas relacionados a insônia ou mesmo dificuldade para dormir.
- Redução da sua libido;
- Sudorese noturna.
Como combatê-la?
Em resumo, qualquer tratamento que prescreva remédios deve ser feito sob orientação médica e não com automedicação. A reposição hormonal é o mais efetivo, porque reduz o calor de 75% até mesmo 87% em níveis de severidade.
Por fim, a menopausa pode ser tratada de outras formas e as mesmas são alternativas, por exemplo: Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura. Os medicamentos mais utilizados são o Acetoflux, Depo-Provera e Estriol.