As aftas são pequenas feridas que surgem na boca, também chamada de úlcera oral ou estomatite aftosa. Bastante frequentes nas pessoas, essas lesões são benignas, mas muito dolorosas e incomodas.
Para ajudar a tratar a afta é possível o uso de alguns remédios caseiros que diminuem a dor e a inflamação causada pela lesão, veja abaixo alguns desses remédios.
GELO
O gelo é a maneira mais rápida de aliviar o desconforto causado pela afta, ele não tem poder de curá-la, mas ameniza rapidamente a dor causada pela lesão.
Como usar?
Aplique uma pequena quantidade de gelo sobre a afta e deixe agir no local por alguns minutos.
MEL
O mel é um potente remédio caseiro para afta, pois, possui efeito antisséptico, antimicrobiano e curativo. Assim, alivia o desconforto causado pela afta e acelera o processo natural de cicatrização da ferida.
Como usar?
Aplique uma pequena quantidade de mel sobre a afta algumas vezes por dia.
ÓLEO DE COCO
Rico em substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas, o óleo de coco é uma ótima opção de remédio caseiro para afta, ajudando a reduzir o inchaço e a dor causada pela lesão.
Como usar?
Molhe um cotonete com o óleo de coco e passa em cima da afta algumas vezes por dia.
GEL DE BABOSA
O gel retirado da babosa é outra boa opção de remédio caseiro para afta, pois, ele é capaz de diminuir o incômodo causado pela lesão.
Como usar?
Abra a plante e raspe apenas o gel de dentro da babosa. Após, bata-o no liquidificador com um pouco de água até conseguir algo como um enxaguante bucal. Faça bochechos com essa mistura algumas vezes por dia, mas sem engolir.
CHÁ DE CAMOMILA
A camomila é uma planta que possui propriedades calmantes, antissépticas e anti-inflamatórias, sendo assim indicada para o tratamento caseiro da afta.
Como usar?
Faça um chá com uma colher de sopa de flores frescas de camomila e 1 copo de água (200 ml). Após esfriar, coe a mistura e faça bochechos com ela 3 vezes ao dia.