Como a Base Curricular Comum é aplicada na rede pública de ensino

Para cultivar a empatia e promover o diálogo, a cooperação e o respeito devem fazer parte da rotina diária das escolas. Os alunos também devem acolher e abraçar a diversidade. Estas são algumas das habilidades listadas na base Curricular comum Nacional (BNCC na sigla original em português), que fornece as Diretrizes para escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A versão completa e definitiva do texto foi revelada pelo Minsitério da Educação.

Referente ao processo de matrícula o processo continua o mesmo e é preciso fazer digitalmente por meio de cada estado. Sendo assim, a matrícula rio de janeiro, por exemplo, deve ser feito na prefeitura do mesmo (se presencialmente) e pelo método da Matrícula Online estreado pelo Governo Federal para o cadastramento de alunos da rede pública em todos os períodos desde a creche, educação básica ao ensino médio. Se não souber fazer a sua acesse:
https://www.matriculaescolar2020.com.br/

A grade cultural da escola municipal e da escola estadual

Além de estipular o que deve ser aprendido todos os anos para cada campo de conhecimento, o documento estabelece dez habilidades gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da vida escolar de um estudante. Entre eles está a capacidade dos alunos de se reconhecerem e apreciarem, cuidando da sua saúde física e mental, reconhecendo as suas próprias emoções, bem como as dos outros. O objetivo de alcançar o chamado desenvolvimento humano total.

“Não há separação entre habilidades cognitivas, sociais-emocionais e de comunicação. Uma criança deve aprender a mostrar solidariedade, respeitar os outros, Ser responsável e aprender a viver na sociedade. Eles devem aprender a ler e resolver problemas, ser um cidadão do mundo, respeitar a diversidade e comunicar”, disse Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária Executiva do Ministério da educação, que presidiu o Comitê encarregado da versão final do BNCC. “Se [uma criança] não tem boa auto-estima, não é encorajada ou bem-vinda na escola, eles terão dificuldades em desenvolver seus conhecimentos”, acrescentou.

O BNCC também determina que os alunos são educados para assumir um papel mais autônomo como sujeitos. Entre as habilidades a serem promovidas está a capacidade de exercer sua curiosidade intelectual e recorrer a abordagens científicas, incluindo investigação, deliberação, análise crítica, imaginação, criatividade, elaboração e teste de teses, resolução de problemas e encontrar soluções baseadas em conhecimento de diferentes áreas.

Para que o BNCC possa trabalhar na vida real, especialistas argumentam, professores e sua formação devem ser vistos com grande importância, pois são eles os diretamente responsáveis por essas mudanças para chegar aos alunos.

Para que o BNCC possa trabalhar na vida real, especialistas argumentam, professores e sua formação devem ser vistos com grande importância, pois são eles os diretamente responsáveis por essas mudanças para chegar aos alunos.

O Ministério da Educação espera que a base Curricular comum nacional chegue efetivamente às salas de aula em 2019. O documento cobre a educação escolar no Brasil em todas as suas etapas, exceto o ensino médio, que deve ser abordado nos próximos meses.