Uber é um aplicativo para celulares, com sede em San Francisco, que liga os passageiros com motoristas, ou seja pessoas que precisam viajar e pessoas com veículo disposto a usá-lo, em troca de obter ganhos semanais. A app Uber está no Brasil a partir de 2014, operando hoje em cerca de 100 cidades brasileiras.
Pelo uso da plataforma Uber, a empresa cobra ao condutor uma comissão, uma percentagem por cada viagem.
Quanto ganha um motorista de Uber no Brasil?
Os motoristas cadastrados podem ganhar entre R $ 3.000 – R $ 8.000 por mês.
Evidentemente, esses números são uma média, uma simples estimativa para referência, já que depende do grau de demanda de viagens, que exista em cada cidade, o tipo de veículo utilizado e a quantidade de tempo em frente ao volante. Quanto mais viagens completas, maiores serão os seus ganhos.
O ano de 2019, a comissão que é cobrada Uber sobre cada viagem é de 25 % para UberX, o serviço convencional, enquanto que 20 % para UberBlack, a categoria de luxo.Alguns motoristas foram relatados os seguintes rendimentos, que, como se vê, mudam em função da cidade:
- Rio de Janeiro – cerca de 50 horas na semana – R $ 1.408, cerca de us $ 30 por hora – + de R $ 5.600 no mês.
- Porto Alegre – 40 horas na semana – + de R $ 1.270 – R $ 31,40 a hora – R $ 5.100 no mês.
- São Paulo – 46 horas na semana – + de R $ 1.300 A R $ 28 por hora – + de R $ 5.300 por mês.
É possível aumentar as solicitações de viagem e renda, trabalhando, por exemplo, em determinadas regiões centrais da cidade, durante os horários de maior atividade.
Ou em dias de chuva, quando há shows e eventos que envolvam muita gente pelas ruas, entre outras situações que tendem a aumentar a demanda e também as taxas de viagens.
Além disso, os ganhos variam de acordo com o trabalho em UberX, UberBLACK ou outros de seus serviços.
Em algumas cidades, como Cuiabá, Londrina, Maringá, Joinville, Natal, Campo Grande ou São José dos Campos, os motoristas também podem receber uma gorjeta extra pago pelo passageiro.
O que é o EAR exigido pela Uber
Exerce Atividade Remunerada é uma constância incluída na carta de condução, onde se certifica que o condutor está apto para exercer o transporte remunerado de pessoas ou carga – em seu veículo.
Para obter esta certificação, há que assistir a um escritório de Simulado, onde devem ser realizados 2 testes: um teste psicotécnico e outro de aptidão física e mental.
Os lugares para providenciar o EAR são credenciados pelo Simulado do Estado em que você vive. Consultar no site do Simulado – conhecido como “DMV” nos EUA – de seu estado.
- Documentos a apresentar para obter o EAR em sua CNH
- CNH original e uma cópia
- Resultados dos exames
- Comprovante de pagamento de taxas.
O custo de incluir o EAR em sua CNH varia de acordo com o estado do Brasil e o lugar onde se façam os exames.
Como referência, no ano passado, em São Paulo, o exame de aptidão física e mental custava R $84,80; o exame psicotécnico R$98,95 e para a emissão da nova CNH R$42,40 .